Inicialmente lançado em 1998 pela BioWare e distribuído pela Interplay Entertainment, o videogame ‘Baldur’s Gate’ foi aclamado por trazer nova vida ao gênero RPG em PCs, utilizando o conjunto de regras de ‘Dungeons and Dragons’.
Resumo |
Você assume o papel de um órfão que é orientado por Gorion, um sábio na fortaleza de Candlekeep. Após a misteriosa morte de Gorion, você descobre que é filho de Bhaal, o deus da morte.
Sua missão envolve frustrar um esquema destinado a provocar conflito entre Amn e Baldur’s Gate.
Você retoma seu papel como descendente de Bhaal, desta vez aprisionado por um mago chamado Irenicus.
Esta sequência se destaca pela forma como decisões morais moldam não apenas a narrativa, mas também suas relações com outros personagens.
Esta extensão traz conclusão à narrativa do legado de Bhaal.
O jogador enfrenta quaisquer meio-irmãos restantes, culminando em uma decisão crucial sobre sua herança divina.
Começando com ‘Baldur’s Gate: Dark Alliance’ em 2001, esta sub-série se afasta do estilo isométrico e das regras dos jogos principais, oferecendo mais uma experiência de beat-‘em-up.
‘Dark Alliance II’ foi lançado em 2004, seguido por uma reinventada ‘Dark Alliance’ em 2021.
Produzido pela Beamdog, este capítulo serve como um conector narrativo entre o primeiro e o segundo jogo e mergulha em uma guerra mágica liderada por uma misteriosa sacerdotisa conhecida como ‘Crânio Brilhante’.
Beamdog lançou ‘Edições Aprimoradas’ tanto para o Baldur’s Gate original quanto para sua sequência.
Estes remasters apresentam gráficos atualizados, novos personagens e tramas adicionais, modernizando estes clássicos atemporais.
Desenvolvido pela Larian Studios, esta última instalação se desenrola anos após a primeira saga, apresentando parasitas alienígenas chamados tadpoles que têm a capacidade de transformar hospedeiros em seres demoníacos conhecidos como ‘Ceremorfs’.
Este jogo é notável pelo seu uso intensivo de técnicas de captura de movimento e diálogos totalmente dublados, oferecendo uma nova camada de realismo.
BioWare, a criação dos graduados em medicina Ray Muzyka, Greg Zeschuk e Augustine Yip, estabeleceu as bases para Baldur’s Gate em 1995.
Eles não tinham experiência prévia no desenvolvimento de jogos, mas foram movidos pelo entusiasmo de capturar a atmosfera de suas sessões de ‘Dungeons and Dragons’.
Sua determinação os ajudou a superar vários obstáculos, incluindo dificuldades financeiras.
O jogo roda em um motor Infinity Engine customizado, que foi criado especificamente para este projeto. Este motor possibilitou visuais isométricos complexos e animações de personagens suaves.
O terceiro capítulo, no entanto, usa um motor adaptado de Divinity: Original Sin 2, chamado Divinity 4, desenvolvido pela Larian Studio.
A influência de Baldur’s Gate na indústria de videogames não pode ser subestimada. Serviu de inspiração para RPGs modernos como Dragon Age e The Witcher.
A série também acumulou inúmeros elogios por suas contribuições ao design de jogos e narrativa.
Um dos elementos intrigantes da série é a dedicada comunidade de modders que usaram o Infinity Engine para criar conteúdo novo, cenários e até expansões em larga escala.
A história também foi adaptada para outros meios, como romances e histórias em quadrinhos.
Curiosidade: o narrador nos dois primeiros jogos é ninguém menos que o renomado ator britânico David Warner.
A ‘Edição Aprimorada’ de Baldur’s Gate merece destaque, pois moderniza o jogo com gráficos melhorados e uma interface de usuário simplificada, tornando-o atraente para uma nova geração de jogadores
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