Realidade Virtual: Oculus Quest 2, 3, 4 & Projectos AR
A realidade virtual continua a crescer, com jogos de sucesso como o Half-Life: Alyx e Beat Saber provando que os jogadores querem VR, e uma chamada de rendimentos em Janeiro para o Facebook colocou a próxima geração de auscultadores VR da empresa na frente e no centro.
Por Ingo | Windfell | LaraCosta
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OCULUS QUEST 2
Oculus Quest 2 foi lançado o 13 de Outubro de 2020, e provou ser um sucesso para o Facebook.
Os números exatos não são conhecidos, mas de acordo com um desenvolvedor do RecRoom, o número poderia atingir os 2-3 milhões de novos utilizadores só nos últimos meses.
É um feito fenomenal para um sector marcado como um nicho. É claro que o Oculus Quest 2 beneficia de ser completamente sem fios, o que para alguns é um enorme ponto de venda. Isso, e o facto de o preço a retalho de 299 dólares ser uma pechincha, ajuda.
Factor a ter praticamente o monopólio no mercado de fones de ouvido VR sem fio de alta qualidade e que muito do mundo tem estado em bloqueio nos últimos doze meses, e pode ver-se porque continua a prosperar.
Ah, e o Oculus Quest 2 é o auricular VR mais utilizado pelos utilizadores de Vapor.
Também não se deve pensar que se trata apenas de jogos. Em 2019 na Oculus Connects, o próprio Zuckerberg declarou que 10% da atividade na Loja Oculus é para aplicações educacionais.
Vê a apresentação na Oculus Connects aqui.
OCULUS QUEST 3 & OCULUS QUEST 4
Na chamada de rendimentos de Janeiro do Facebook, o CEO Mark Zuckerberg afirmou: “Continuamos a trabalhar em novo hardware [que] irá caber na mesma plataforma, pelo que o conteúdo que funciona no Quest 2 deve ser compatível com o avanço…”.
Numa entrevista com The Information, Zuckerberg disse também: “Por isso, temos equipas de produtos a trabalhar agora nas próximas gerações de realidade virtual e em como as Quest 3 e 4 vão ser”.
É importante notar aqui que o Facebook tem tudo a ver com as redes sociais e com a garantia de que os seus utilizadores podem interagir.
Dito isto, Zuckerberg continuou dizendo: “Por exemplo, uma das coisas com que estou realmente entusiasmado para as versões futuras [do Quest] é ter um rastreio visual e facial, porque se estás realmente entusiasmado com a presença social, queres ter a certeza de que o dispositivo tem todos os sensores para animar realmente avatares realistas para que possas comunicar bem assim”.
Estas são grandes visões do Facebook, e mais tarde, na entrevista, Zuckerberg menciona que poderão ocorrer melhorias ao longo dos próximos dez anos. Assim, embora os auscultadores estejam a chegar, pode demorar algum tempo até que os vejamos.
Image Source: Road to VR
Artigo do Road to VR sobre a entrevista a Zuckerberg
Lê uma entrevista da The Information com Mark Zuckerberg aqui
Facebook Smart Glasses AR
A realidade aumentada, ou AR, é o futuro para muitos, e o Facebook concorda ao planear lançar os seus Óculos Inteligentes mais tarde, em algum momento de 2021.
O Facebook tem estado a trabalhar em óculos inteligentes AR desde 2017, e o seu chefe dos Laboratórios de Realidade do Facebook, Andrew Bosworth, disse em Fevereiro deste ano, “Está a ficar muito bem organizado”.
No entanto, eles não vêm sem controvérsia, uma vez que o Facebook está a analisar as questões legais e de privacidade que envolvem o uso do reconhecimento facial.
Num tweet, Bosworth admitiu que, embora o reconhecimento facial possa ser extremamente benéfico para o potencial de software e hardware a avançar, ele vem com os seus problemas.
Image Source: Business Insider
É um momento excitante, no entanto, à medida que vemos o AR e o VR evoluir para algo que podemos utilizar na nossa vida diária.
Os óculos inteligentes do Facebook também têm bastante estilo, uma vez que foram desenvolvidos juntamente com o Ray-Ban e são mais leves e menos perceptíveis do que os óculos AR já existentes.
Image Source: Daily Mail
O Facebook pensa que pode ser já em 2023 que vemos óculos inteligentes a substituir os smartphones.
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Ingo
Ingo é rápido! Estudou comércio eletrónico e tem as suas raízes, por agora, na animada Alemanha. Ao mesmo tempo, como consultor influente ambicioso, está próximo das comunidades de jogo e dos criadores de jogos. Sabe muitas vezes quais as tendências que se verificam atualmente. Ingo tem um fascínio especial como editor de revisão de jogos.
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