Persona é uma série de jogos de vídeo desenvolvida e publicada pela Atlus. Esta série, com 28 anos, inicialmente surgiu como um spinoff de uma das séries mais populares e renomadas do Japão, Megami Tensei. A série ganhou atenção significativa pela primeira vez com Persona 3, que divergiu radicalmente de seus predecessores em termos de conteúdo. Com mudanças que a tornaram extremamente popular, a série Persona tornou-se bastante conhecida e ofuscou Megami Tensei, pelo menos fora do Japão.
Ao contrário de Megami Tensei, Persona foca em um grupo de adolescentes que frequentam o ensino médio. Esses adolescentes são capazes de evocar manifestações de seus próprios egos, conhecidas como Personas. A jogabilidade segue o estilo clássico de RPG japonês por turnos, onde o grupo ativo de companheiros luta ao lado de sua Persona, um espírito ou uma figura histórica/mitológica, contra grupos de inimigos. Tudo isso é acompanhado por uma história com trama fascinante que frequentemente combina temas sérios com os da psicologia analítica.
Os Clássicos de Persona
Os jogos clássicos de Persona referem-se aos primeiros 3 capítulos da série, todos interligados ao contrário dos modernos, que são capítulos independentes. Temos Revelations: Persona, lançado em 1996, o primeiro capítulo da série que apresenta um rapaz do Colégio St. Hermelin na cidade de Mikage-cho (Lunarvale na versão dos EUA). Durante um ritual chamado Persona, semelhante a Bloody Mary, o grupo perde a consciência, mas recebe poderes de um certo Philemon para evocar suas Personas. Pouco depois, descobrem que a cidade foi invadida por demônios e investigam para salvar a cidade. Uma característica única de Revelations é que abre dois caminhos diferentes dependendo das escolhas iniciais.
O segundo capítulo é dividido em 2 jogos: Innocent Sin de 1999 e Eternal Punishment de 2000. Aqui vemos Tatsuya Suou como protagonista no primeiro capítulo, com foco em Maya Amano no segundo. O primeiro capítulo ocorre 3 anos após Revelations. Innocent Sin mostra Tatsuya e seus amigos lidando com uma misteriosa maldição que atingiu a cidade de Sumaru, com a misteriosa figura do JOKER, onde cada voz parece se tornar realidade. Enquanto Eternal Punishment segue o epílogo de Innocent Sin e vê Maya Amano investigando e escrevendo uma história sobre JOKER vários meses depois, mas o encontro com Philemon desperta Personas nela e em seus amigos.
Os clássicos de Persona foram lançados exclusivamente no PlayStation 1, mas receberam ports para PSP, que adicionaram novos recursos, além de melhorias gráficas e novos sprites. Embora Eternal Punishment Portable tenha sido lançado apenas no Japão (com um patch em inglês da comunidade).
Os Personas Modernos
Os Personas modernos começam com Persona 3 de 2006. Definitivamente o capítulo mais importante da série, com uma mudança clara na jogabilidade graças à introdução de elementos de Simulação de Encontros e um Calendário. Ambientado na cidade artificial fictícia de Tatsumi Port Island, jogamos como um estudante que acabou de se transferir para a Gekkoukan High School e retorna à ilha 10 anos depois de perder os pais em um acidente. Mas na noite de seu retorno, ele é atacado por Sombras, que se manifestam durante a Hora Escura, e o leva a manifestar sua própria Persona. Acompanhado por outros que, como ele, manifestaram Personas para resolver o mistério e o perigo que cerca a ilha.
Persona 4, lançado em 2008, marca uma clara mudança de localização, com a cidade rural de Inaba e um cenário mais próximo da realidade do que da ficção científica. Jogando como o protagonista que viverá com seu tio materno Dojima e se envolverá em uma série de assassinatos ligados a um misterioso canal de TV que afeta a pacífica cidade do interior. Persona 5 de 2016, por outro lado, acontece na agitada cidade de Tóquio, com o protagonista se transferindo depois de ser injustamente acusado e punido por ajudar alguém. Depois de despertar sua Persona, junto com seus novos companheiros, ele pretende mudar os corações das pessoas corruptas e se rebelar contra a sociedade.
Persona 3 não apenas marca uma mudança na série, mas também continua uma tendência de versões aprimoradas com conteúdo extra. Temos Persona 3 FES, que não apenas corrige e melhora alguns pontos fracos, mas também traz o capítulo extra The Answer, focado em Aigis. Sem mencionar a conversão para PSP com Persona 3 Portable, que, embora corte a exploração da cidade em favor do controle direto do grupo e uma nova perspectiva com o personagem feminino. Sem mencionar o recente remake em Persona 3 Reload, um remake visual que faz jus ao título com melhorias trazidas pelo quinto capítulo. Persona 4 Golden, anteriormente exclusivo para PS Vita, oferece um novo personagem na história e outros novos conteúdos. Persona 5 Royal traz novas áreas jogáveis, novos personagens, um dos quais se torna jogável mais tarde, e mini-jogos e interações adicionais, sem mencionar mecânicas.
Os Spin-offs de Persona
O grande sucesso da franquia levou a Atlus a experimentar e trazer mais spin-offs da série Persona, algo irônico considerando as origens da série. E é precisamente a partir do sucesso de Persona 3 que chegaram os primeiros spin-offs da série. No início, temos uma série de títulos mais disponíveis gratuitamente através do navegador, como Persona 3: The Night Before e Persona Ain Soph. Se o primeiro spin-off começa com Persona 4, temos uma impressionante série de spin-offs, muitas vezes com sequências ou divididos por gênero.
Persona 4 Arena (jogo de luta) e a revisão Arena Ultimax. Série desenvolvida pela Arc System Works.
Q (RPG no estilo de Etrian Odyssey): Temos Q: Shadow of the Labyrinth e Q2: New Cinema Labyrinth.
Dancing (jogo de ritmo): Temos Persona 3: Dancing in Moonlight, Persona 4: Dancing All Night e Persona 5: Dancing in Starlight.
Persona 5 Strikers (Musou / Hack & Slash)
Persona 5 Tactica (Tático e Estratégia)
Também temos a confirmação de Persona 5: The Phantom X, um título móvel que parece usar um modelo do tipo gacha, embora reste saber o quanto isso afeta as Personas (potencialmente tornando-o pago para ganhar).
Persona: Evolução e Motivos do Sucesso
O sucesso da série pode ser atribuído a vários elementos típicos da série. Enquanto os Personas clássicos ainda mostram uma raiz principalmente ligada a (Shin) Megami Tensei, também começam a mostrar alguns dos elementos modernos da série. Temos:
Jogabilidade no estilo JRPG por turnos, com uma equipe de companheiros. Combinado com um sistema de dungeon crawler combinado com a história. Combinação de tipos e estratégias de ferramentas/habilidades disponíveis.
Temas complexos explorados através das interações com os personagens. Temas que formam a base da história e muitas vezes são refletidos através da trilha sonora.
Cada jogo na série Persona tem um tema principal.
História e diálogos contados através de um estilo típico de romance visual.
Temas de adolescência e crescimento interior e dificuldades diárias muito próximas ao público-alvo dos jogos.
Persona 3, no entanto, representa uma mudança profunda e direção da série, passando de um JRPG puro para um híbrido. De fato, a grande mudança vem com a introdução do Social Link e muitos elementos do Simulação de Encontros, temos:
Sistema de Calendário, com atividades a serem realizadas durante o dia.
Um equilíbrio entre a vida diária de um estudante e a exploratória sobrenatural.
Social Link: interações com os colegas de equipe, explorando os vários personagens e estabelecendo relacionamentos (inclusive românticos). Um sistema de pontos que recompensa e melhora Personas do mesmo Arcano.
Avançando nos relacionamentos, também desbloquearemos habilidades que nos ajudarão no jogo, às vezes com influência no final deles ou do jogo.
Wild Card: Capacidade do Personagem Principal de usar múltiplos Personas. Graças ao Social Link, também podemos usar e desbloquear Personas mais poderosos de seus respectivos Arcanos.
Alta rejogabilidade graças ao Calendário e ao Social Link, não sendo possível maximizar tudo exceto com um guia. Também graças a um Novo Jogo +.
Além disso, com o recente Persona 3 Reload, além de adicionar mais interações com os personagens com O Episódio do Link, também temos uma mudança no motor gráfico Unreal Engine 4 que introduz recursos modernos como Reflexos de Ray Tracing.
Esses elementos introduzidos com Persona 3 permanecem na série até hoje e, combinados com os já propostos pelos clássicos, juntamente com as inovações trazidas por cada capítulo, tornaram a série extremamente popular. Popularidade que se expandiu para tocar muitos outros meios de comunicação. Começando pelas trilhas sonoras muito cativantes e bem feitas, com gêneros de rock leve e temático para os dois primeiros, mais rap e hip-hop para o terceiro, J-rock e J-pop para o quarto e uma mistura, mas fortemente influenciada pelo jazz para Persona 5. Também não faltam filmes animados, mangás e até séries de TV animadas, tudo de alta qualidade. Bem como muitos produtos variados de personagens e Personas, especialmente Jack Frost, símbolo da série Persona e Shin Megami Tensei (SMT), frequentemente usados como mascotes pela Atlus.
Além disso, se a série antes era exclusiva apenas para os consoles domésticos da Sony, com a chegada ao PC, Xbox e Nintendo Switch, viu um salto adicional na popularidade e base de usuários ativos para a série. Com quase 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, das quais cerca de metade são apenas da série Persona 5.
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