A maioria de vocês provavelmente conhece a épica série Witcher. Mas vocês sabem de onde veio a ideia dos jogos e o que mudou ao longo do tempo? Descubram tudo aqui.
Resumo
- As Origens da Franquia Witcher
- A Evolução dos Jogos Witcher
- Elementos Revolucionários da Franquia
- A Influência na Cultura Popular
- A Comunidade e o Legado da Franquia Witcher
- O Futuro de The Witcher
- Conclusão
Esta semana, em nosso artigo Pixel Sundays, falamos sobre a franquia Witcher. Como mencionado anteriormente, exploraremos suas origens e como ela evoluiu. Também falaremos sobre o futuro da franquia e, talvez, um possível The Witcher 4.
As Origens da Franquia Witcher
Vamos começar pelas origens da franquia Witcher. Para entender o início, precisamos falar sobre Andrzej Sapkowski. Este nome pode não ser familiar para você, mas isso está prestes a mudar. Sapkowski nasceu em 1948 em Łódź, Polônia. Desde jovem, ele mostrou interesse pela escrita e começou a publicar contos em revistas polonesas. Sua criação mais famosa é Geralt de Rívia, um caçador de monstros com habilidades sobrenaturais. Sapkowski se inspirou nos mitos eslavos para criar este universo.
A história de Geralt é narrada em duas coleções de contos e cinco romances, publicados entre 1992 e 1999. Essas obras combinam fantasia clássica com estudos profundos de personagens e comentários sociais.
Neste mundo, além de Geralt de Rívia, existem muitos outros personagens com relacionamentos complexos. Geralt é um caçador de monstros mutante, desprezado em sua sociedade e conhecido como bruxo. Outros personagens importantes incluem Yennefer de Vengerberg, uma poderosa feiticeira e amante de Geralt, e Ciri, cujo destino está intimamente ligado ao de Geralt.
O estúdio de desenvolvimento polonês CD Projekt Red achou esta série de livros fascinante, especialmente porque os livros já eram muito populares. Eles adquiriram os direitos para criar uma adaptação em videogame. O desenvolvimento do jogo “The Witcher” começou no início dos anos 2000. No entanto, não foi fácil adaptar o complexo mundo dos livros para um videogame. Após vários anos de desenvolvimento, “The Witcher” foi lançado em 2007.
Este jogo marcou um grande avanço para a CD Projekt Red, que era relativamente desconhecida até então. Graças à sua grande popularidade e sucesso, abriram-se as portas para duas sequências: “The Witcher 2: Assassins of Kings” e “The Witcher 3: Wild Hunt“. Esses jogos também se tornaram grandes sucessos.
A Evolução dos Jogos Witcher
Agora vamos falar sobre como os jogos Witcher mudaram ao longo do tempo. Se você jogou apenas o título mais recente, ficará surpreso ao ver como eram e como se jogavam no passado. Com o tempo, os jogos passaram por muitas mudanças e incorporaram inovações técnicas.
O primeiro jogo da série Witcher é um clássico RPG de ação baseado no motor Aurora da BioWare. Seu sistema de combate é muito diferente do dos títulos mais recentes. Os ataques são realizados em cadeias clicando no inimigo. Existem três estilos de combate: forte, rápido e de grupo. A escolha do estilo depende do inimigo, e você deve sincronizar seus ataques para maximizar o dano com combos.
A alquimia também desempenha um papel importante no jogo. Você pode coletar ervas e materiais de inimigos para preparar poções, que oferecem vantagens em combate. Algumas poções únicas podem até conceder pontos de habilidade. Embora este sistema de combate tenha sido inovador, muitos jogadores o consideraram repetitivo.
Os diálogos e animações apresentam algumas limitações técnicas, mas a excelente narrativa do jogo compensa essas falhas. Mesmo neste primeiro jogo, as decisões que você toma têm impacto na história.
Em 2011, foi lançado The Witcher 2: Assassins of Kings. Este jogo introduziu um novo motor, o REDengine, que melhorou tanto os gráficos quanto a jogabilidade.
O sistema de combate em The Witcher 2 tornou-se muito mais dinâmico e emocionante. Os jogadores podiam realizar ataques diretos e manobras evasivas com maior liberdade. Feitiços como Quen (um escudo protetor) e outros sinais de bruxo tornaram-se mais relevantes nos combates. Esses feitiços já existiam no primeiro jogo, mas eram menos significativos.
A história deste jogo é ainda mais ramificada. Decisões importantes podem influenciar o desenvolvimento da história, incluindo o final. Isso permitiu acessar locais diferentes e eventos únicos em capítulos posteriores, dependendo de suas escolhas.
No entanto, este jogo também recebeu algumas críticas. Muitos jogadores acharam as primeiras horas de jogo muito difíceis. Além disso, o esquema de controle para consoles era problemático e causou dificuldades para os jogadores de console.
Em 2015, foi lançado o jogo mais recente, The Witcher 3: Wild Hunt. Este jogo se destaca imediatamente por seu enorme mundo aberto, com muito menos áreas restritas. Este mundo também é muito mais vibrante em comparação com os jogos anteriores. Missões secundárias e eventos aleatórios foram melhor escritos, tornando a exploração muito mais agradável.
O sistema de combate e a jogabilidade foram completamente redesenhados. Os movimentos durante os combates tornaram-se muito mais fluidos, e os jogadores precisavam adotar abordagens táticas para derrotar vários inimigos. Os sinais de bruxo e a alquimia tornaram-se ainda mais relevantes. A árvore de habilidades foi expandida, permitindo que os jogadores adaptem o jogo ao seu estilo de jogo.
Para se mover mais facilmente pelo vasto mundo aberto, foi introduzido o cavalo de Geralt, Carpeado. Isso permitiu viajar mais rapidamente e até combater a cavalo.
A história principal, que gira em torno de Geralt, Ciri e a Caçada Selvagem, é profundamente emocional e considerada uma das melhores narrativas nos videogames. Missões secundárias, como a do “Barão Sangrento”, mostram ainda mais a profundidade emocional que a CD Projekt Red incorporou ao jogo.
Elementos Revolucionários da Franquia
Os jogos Witcher introduziram muitas mecânicas inovadoras ao longo dos anos e dos três títulos lançados até agora. Essas inovações permitiram que eles se destacassem de outros jogos e definissem novos padrões no gênero RPG.
Um dos aspectos mais marcantes e apreciados é a narrativa complexa do jogo. Muitas vezes, as decisões não são apenas uma escolha simples entre o bem e o mal, mas apresentam nuances de cinza. Isso significa que nem sempre está claro qual é a decisão “certa” ou “boa”. Essas escolhas quase sempre têm consequências, algumas mais significativas do que outras, permitindo que o jogador veja como suas ações moldam o desenvolvimento do jogo.
Outro elemento revolucionário é o mundo aberto de The Witcher 3: Wild Hunt. Esse mundo é ao mesmo tempo amplo e imersivo, mas, ao contrário de seus antecessores, também é muito vivo. Os NPCs (personagens não jogáveis) seguem rotinas diárias, reagem ao clima e ao ambiente ao redor. As missões estão interligadas e se influenciam mutuamente, melhorando ainda mais a sensação de imersão.
O sistema de alquimia também é um aspecto distintivo. Você pode fabricar óleos, poções e bombas, mas nem todos são eficazes contra todos os tipos de monstros. É necessário identificar as fraquezas dos seus inimigos para facilitar os combates. Essas informações podem ser obtidas lendo bestiários e coletando pistas no jogo.
A Influência na Cultura Popular
Tudo começou com os livros de Andrzej Sapkowski, mas, com o tempo, Witcher tornou-se muito mais do que uma série literária. Além dos videogames, a franquia explorou outros meios, tornando-se acessível a um público ainda mais amplo.
Por exemplo, existe a série The Witcher na Netflix, com Henry Cavill no papel principal. Essa série, atualmente com três temporadas, adapta os livros, incluindo alguns contos e a história de Geralt e Ciri. Uma quarta temporada está em desenvolvimento, mas contará com Liam Hemsworth no papel de Geralt em vez de Henry Cavill. A série permitiu que a franquia atingisse um público ainda maior.
Como acontece com qualquer grande jogo, há também muitos produtos de merchandising relacionados a The Witcher. Isso inclui roupas, action figures e até jogos de tabuleiro baseados no universo Witcher. Esses produtos oferecem uma nova perspectiva do universo e permitem que os fãs compartilhem a experiência com amigos. Além disso, muitos fãs talentosos criam artes e fanarts inspiradas na franquia.
Em The Witcher 3: Wild Hunt, foi introduzido um jogo de cartas chamado Gwent. Esse jogo fez tanto sucesso que ganhou um título independente gratuito. Você pode baixá-lo no Steam e jogar Gwent contra outros jogadores ou em uma campanha solo.
A Comunidade e o Legado da Franquia Witcher
Não é apenas a narrativa de The Witcher que é impressionante, mas também sua comunidade. Os fãs enriquecem o jogo de diversas formas. O modding, por exemplo, desempenha um papel crucial. Existem mais de 6000 mods para The Witcher 3: Wild Hunt. Esses mods variam de melhorias gráficas a missões totalmente novas. Um projeto notável é o mod “Tales of The Witcher“, que introduz uma nova história no jogo.
Além disso, os fãs mais criativos produzem diversas fanarts inspiradas nos jogos e livros. Memes são criados, e teorias sobre os próximos jogos são discutidas, especialmente sobre The Witcher 4. A CD Projekt Red também afirmou que quer envolver os fãs para criar um jogo que atenda às suas expectativas.
O Futuro de The Witcher
O futuro de The Witcher já está definido e gira em torno do número 4. De um lado, está em desenvolvimento a quarta temporada da série da Netflix, mas o mais empolgante é o quarto jogo da franquia. Este foi apresentado oficialmente há poucos dias durante os Game Awards. Até agora, havia apenas rumores e vazamentos, mas agora é oficial: um Witcher 4 sem Geralt como personagem principal.
A protagonista será Ciri, a filha adotiva de Geralt de Rívia e também uma bruxa. Durante os Game Awards 2024, foi apresentado um trailer cinematográfico de seis minutos. No trailer, vemos Ciri em uma vila atacada por um monstro. O vídeo também revela novas habilidades de Ciri, incluindo o uso de uma corrente e poderes mágicos avançados.
Foi confirmado que The Witcher 4 está em plena produção. O jogo está sendo desenvolvido com a Unreal Engine 5, marcando um contraste com o motor REDengine utilizado anteriormente. No entanto, isso não significa que o jogo será inferior; a Unreal Engine 5 é uma das melhores ferramentas disponíveis atualmente, permitindo criar cenas e jogos incrivelmente realistas.
Ainda não foi anunciada uma data de lançamento exata para este jogo, mas informações atuais sugerem que The Witcher 4 pode ser lançado entre 2026 e 2027. A CD Projekt Red destacou que aprendeu com os erros do passado e prefere levar mais tempo para desenvolver um bom jogo, referindo-se ao lançamento de Cyberpunk 2077, que inicialmente estava cheio de falhas, corrigidas apenas com atualizações posteriores.
Conclusão
A franquia Witcher é uma das séries de RPG de fantasia mais impressionantes de todos os tempos. Isso se deve principalmente à sua capacidade de contar histórias cativantes. A adaptação dos livros foi perfeitamente integrada ao universo do jogo e manteve fielmente as narrativas originais. Os jogadores adoraram os jogos, e uma comunidade apaixonada e dedicada se formou em torno da franquia.
Com a série da Netflix, a franquia Witcher se expandiu ainda mais, alcançando um público mais amplo. Isso demonstra como uma história que começou como uma série de livros pode se transformar em algo muito maior: primeiro, uma adaptação bem-sucedida em videogame, depois, uma popular série de TV.
O futuro da franquia agora está claro. Um quarto jogo com Ciri como protagonista está em desenvolvimento. Embora essa mudança seja significativa, Ciri certamente levará o jogo com maestria, mantendo as raízes da série. Com Ciri, chega um vento de inovação à franquia, abrindo caminho para novas mecânicas de jogo e narrativas emocionantes. Assim como nos jogos anteriores, a narrativa do próximo título será, sem dúvida, excepcional.
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