Pixel Sundays: Hideo Kojima e a estranha odisseia de Death Stranding
10 de novembro de 2024 às 15:35
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Hoje falamos da série Death Stranding. Hideo Kojima leva você em uma jornada inesquecível através de um mundo destruído em Death Stranding, redefinindo os limites dos videogames.
Hoje queremos explorar a filosofia e as mecânicas únicas de Death Stranding. Discutiremos as mecânicas de jogo únicas, como a entrega de pacotes, além de uma característica multiplayer assíncrona muito interessante.
A Visão por Trás de Death Stranding
Desde o início, Death Stranding nunca foi considerado um simples videogame. O criador do jogo, Hideo Kojima, infundiu suas ideias visionárias e suas influências únicas no jogo, tornando-o tão popular como é hoje. Neste jogo, não há apenas uma história; temas sociais como isolamento, conexão e a importância da comunidade são continuamente abordados.
Naturalmente, Kojima também se inspirou bastante em fontes externas para o seu jogo. Um papel central foi desempenhado por filmes como 2001: Uma Odisseia no Espaço. Outras obras de cineastas famosos como David Lynch e Nicolas Winding Refn também tiveram uma grande influência na atmosfera e no estilo de Death Stranding. O mundo também está cheio de elementos surreais e muitas vezes perturbadores. Embora esses elementos não possam sempre ser reconhecidos diretamente dos filmes, é possível ver de onde vêm as inspirações. Isso criou uma atmosfera incomparável no jogo.
Além disso, Kojima também trouxe sua experiência de muitos anos no desenvolvimento de jogos para este projeto. Death Stranding foi lançado em 2019, enquanto seu primeiro jogo, Metal Gear, foi publicado em 1987. Ele decidiu conscientemente incorporar muitos símbolos no jogo, combinando temas filosóficos e espirituais. Isso encoraja o jogador a repensar o tema da unidade e da comunicação. O gameplay foi intencionalmente projetado para ser lento, dando aos jogadores o tempo necessário para se acostumarem à atmosfera e senti-la completamente.
Como tema principal do seu jogo, Hideo Kojima concebeu algo muito especial. O conceito central do jogo é a conexão humana, apesar do isolamento. Este tipo de tema é sempre difícil de implementar nos jogos, mas Kojima conseguiu brilhantemente em Death Stranding, especialmente graças a uma característica multiplayer que discutiremos mais adiante. O próprio jogo também transmite essa mensagem. Você interpreta o papel de Sam Porter Bridges e assume a tarefa de reunir um mundo quebrado através de uma rede de conexões ou, simbolicamente, de pontes.
As Mecânicas de Jogo que Definem Death Stranding
Agora, passemos à característica multiplayer especial que mencionei anteriormente: o Social Strand System. O Social Strand System conecta os mundos dos jogadores. No jogo, os jogadores podem construir escadas, pontes, cordas, geradores e até mesmo abrigos completos. Estes não estão disponíveis apenas no seu mundo, mas também nos mundos de outros jogadores. Isso pode tornar a jornada deles mais fácil. Também é possível deixar mensagens na forma de sinais para fornecer dicas e, sim, muitas vezes são melhores do que aquelas encontradas nos jogos Souls.
A carga perdida, deixada acidentalmente ou intencionalmente, também pode ser recolhida e entregue por outros jogadores. Ambos os jogadores recebem likes por isso. Esses likes incentivam a interação positiva entre os jogadores, mesmo que não se conheçam. Também é possível construir estradas em Death Stranding, mas elas são muito caras. É aí que o Social Strand System entra em ação novamente. Os jogadores podem contribuir juntos com materiais, tornando a construção de estradas muito mais rápida do que fazê-lo sozinho. Mesmo nas lutas contra chefes, os jogadores podem receber ajuda de outros. Eles aparecem na forma de fantasmas e podem deixar munição e outros itens úteis.
Afastando-nos do Social Strand System, vamos dar uma olhada no gameplay solo. O foco principal do jogo está no sistema de entrega no mundo aberto do jogo. Como mencionado, você interpreta Sam Porter Bridges e deve realizar missões de entrega nesse papel. Em muitos jogos, essas missões são consideradas missões secundárias enfadonhas, mas em Death Stranding são o núcleo do jogo e, de forma alguma, entediantes.
O terreno é frequentemente muito irregular, o que pode causar muitos problemas. Você deve planejar bem suas rotas, prestar atenção ao equilíbrio da sua carga e superar os perigos ambientais ao longo do caminho. Sua entrega pode cair das suas costas no chão e, com um pouco de azar, cair em um rio ou algo semelhante. Isso torna cada entrega uma empreitada emocionante. Cada uma das entregas simboliza a reconstrução da sociedade, integrando-se perfeitamente ao tema central do jogo.
Os Temas de Death Stranding
Embora já tenhamos falado de forma geral sobre os temas de Death Stranding, este assunto merece um pouco mais de atenção. Kojima tentou incorporar muitos temas críticos em seu jogo, que geralmente são evitados em outros jogos. Um desses temas é a solidão. Isso é bem simbolizado pelo personagem principal do jogo. Sam caminha sozinho em suas missões de entrega, tornando cada interação social algo especial.
Apesar deste mundo vazio, há uma espécie de sentimento de comunidade graças aos outros jogadores, mesmo que estejam em outro mundo. Cada pessoa que torna sua jornada mais fácil faz parte de algo maior. Cada ponte construída por outros jogadores pode te poupar um grande desvio e muito tempo. Isso, junto com os likes, fortalece o senso de comunidade, já que os jogadores têm a tendência de ajudar os outros e recebem até feedback se alguém entregar a sua carga perdida.
A Trilha Sonora e seu Impacto
A trilha sonora de Death Stranding desempenha um papel crucial na criação de sua atmosfera única. A música melhora tanto a imersão quanto a profundidade emocional do jogo. A música tenta novamente enfatizar os principais temas do jogo, como solidão, resiliência e conexão. Artistas como Low Roar e Silent Poets adicionam uma profundidade emocional adicional à paisagem desolada.
A música em Death Stranding é mais do que apenas um pano de fundo. Ela serve como um elemento narrativo que visa amplificar as emoções em cada cena. Canções como “I’ll Keep Coming” e “Don’t Be So Serious” de Low Roar amplificam os momentos de solidão, enquanto transmitem a determinação e a vulnerabilidade de Sam. Essas canções muitas vezes tocam enquanto se percorrem longas distâncias no jogo, tornando-se rapidamente memoráveis e evocando um certo senso de conexão.
Uma Opinião Dividida
No momento do lançamento de Death Stranding, as opiniões sobre o jogo estavam muito divididas. Alguns o celebraram como um dos jogos mais inovadores e melhores do ano, enquanto outros o consideraram muito lento e monótono. Esta opinião dividida mostra simplesmente as diferentes expectativas em relação ao jogo e ao próprio Kojima. Death Stranding ganhou o prêmio de Melhor Jogo para PC do Ano no Golden Joystick Awards em 2020.
Os fãs do jogo elogiaram a sua atmosfera única, a narrativa profunda e as mecânicas de jogo não convencionais. Muitos consideraram o jogo como uma experiência quase artística, que se atreveu a integrar novos temas em um videogame, como solidão e conexão.
Os críticos criticaram o gameplay, muitas vezes bastante lento e um pouco repetitivo, que tem pouco a ver com um jogo de ação e aventura clássico. Muitos acharam a mecânica de entrega pouco envolvente e disseram que o jogo se estendia por muito tempo. Esta também é uma opinião compreensível, mas foi escolhida deliberadamente para enfatizar o vazio do mundo.
Muitos fãs também tinham expectativas diferentes em relação a Kojima. Alguns anos antes, ele havia alcançado um enorme sucesso com Metal Gear Solid V, e os fãs esperavam naturalmente algo semelhante. No entanto, esses dois jogos, Metal Gear Solid V e Death Stranding, são fundamentalmente diferentes e realmente não podem ser comparados. Isso certamente surpreendeu e afastou alguns jogadores. No entanto, com o tempo, as críticas se tornaram muito positivas. A Director’s Cut de Death Stranding tem mais de 22.000 avaliações no Steam, das quais 92% são positivas.
O Legado de Death Stranding e o Futuro da Franquia
Desde seu lançamento em 2019, Death Stranding deixou uma impressão duradoura no mundo dos videogames. A abordagem única de Hideo Kojima, que combina elementos de ficção científica com uma narrativa profunda e gameplay inovador, conquistou muitos fãs. O Social Strand System também ganhou rapidamente popularidade entre os fãs, pois essa interação multiplayer assíncrona era algo totalmente novo. Mesmo neste mundo isolado, cria uma conexão entre os jogadores. Recentemente, Death Stranding se tornou disponível para Xbox, permitindo que mais jogadores experimentem Death Stranding.
Em dezembro de 2022, Death Stranding 2 foi anunciado oficialmente, entusiasmando todos os fãs do primeiro jogo. O título da sequência é Death Stranding 2: On the Beach e, segundo a PlayStation Store, está programado para ser lançado em 2025. Durante o Tokyo Game Show 2024, foram revelados novos personagens e elementos de gameplay. Entre os personagens, ainda temos rostos familiares como Sam Porter Bridges e Fragile, mas também foram introduzidos novos personagens como Tomorrow e Rainy.
Uma das novas funções é uma função de flashback. Isso permitirá que você siga a trama complexa da primeira parte. Não é absolutamente necessário ter jogado a primeira parte para entender a história, mas, claro, é útil para refrescar seu conhecimento. Também há um modo foto ampliado onde você pode fotografar diferentes personagens em várias poses.
A Kojima Productions também assumiu os direitos completos da marca para este jogo. Como resultado, não haverá mais influência da Sony, o que permitirá a Kojima implementar ainda melhor sua visão neste jogo. Podemos esperar novas mecânicas de jogo inovadoras em Death Stranding 2, bem como uma evolução do Social Strand System.
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Por Kilian
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