Pixel Sundays: Dark Souls – Análise completa do fenômeno global

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Por Notícias
8 de dezembro de 2024 sem comentários

A série Dark Souls deve ser conhecida por muitos de vocês. Estes são jogos relativamente desafiadores sobre os quais queremos falar hoje.

Resumo

Esta semana, no nosso artigo Pixel Sundays, falamos sobre a franquia Dark Souls. Você descobrirá como o jogo foi desenvolvido sob a direção de Hidetaka Miyazaki e, claro, aprenderá tudo sobre sua jogabilidade.

 

A origem do fenômeno Dark Souls

A origem da série Dark Souls está, naturalmente, com seu criador Hidetaka Miyazaki e o estúdio FromSoftware, que desenvolveu os jogos. Este é também o ponto em que queremos começar hoje.

Dark Souls

Hidetaka Miyazaki nasceu em 19 de setembro de 1974 e cresceu em Shizuoka, Japão. Na Universidade de Keio, ele obteve um grau em Ciências Sociais e inicialmente trabalhou como gerente de contas na Oracle. Quando Miyazaki tinha 29 anos, decidiu que queria desenvolver videogames. Isso aconteceu porque ele jogou o jogo Ico (2001) e pensou: “Isso é o que eu quero fazer.” Pouco depois, em 2004, ele encontrou uma posição na FromSoftware como planejador de jogos. Lá, ele trabalhou inicialmente em títulos como Armored Core: Last Raven e depois assumiu a direção de Armored Core 4 e sua sequência.

Mas então Hidetaka Miyazaki assumiu a direção de um projeto estagnado: Demon’s Souls. Este jogo se tornou um grande sucesso e lançou as bases para os jogos Dark Souls. Em 2011, a primeira parte de Dark Souls foi lançada, considerada a sucessora espiritual de Demon’s Souls, e se tornou um sucesso extremo. Foi tão bem-sucedido que criou um gênero completamente novo: jogos Souls-like. O conceito era bastante simples: combates desafiadores e um design de mundo profundo.

Dark Souls

O design de jogo de Miyazaki é particularmente caracterizado por seu senso de estética no jogo e a integração da morte e da vida. Os mundos estão cheios de morte e destruição, mas ainda assim contam uma história com muito espaço para interpretação pessoal. Diálogos com os poucos personagens fornecem um pouco mais de informações, mas muitas perguntas permanecem sem resposta e devem ser resolvidas por conta própria.

Inicialmente, os jogadores eram bastante céticos em relação ao jogo. Para muitos, era muito difícil na primeira tentativa. Mas o ceticismo rapidamente se transformou em reconhecimento. Todos queriam ter sucesso, e assim o jogo se tornou popular e bem-sucedido. Isso levou às seguintes sequências nos anos subsequentes: Dark Souls II (2012) e Dark Souls III (2016). A FromSoftware então desenvolveu outros jogos conhecidos e bem-sucedidos do tipo Souls-like, como Bloodborne e Elden Ring, mas hoje não falaremos sobre esses jogos.

Dark Souls

 

Mecânicas de jogo revolucionárias em Dark Souls

Provavelmente, a coisa mais importante em Dark Souls não é o mundo ou a história – Não, são as mecânicas de jogo extraordinárias. O jogo é significativamente mais difícil do que a maioria dos jogos normais. Cada luta pode ser mortal, e as batalhas contra chefes podem te levar ao desespero. Infelizmente, não há estatísticas oficiais sobre quantos controles foram destruídos pela frustração em jogos Souls, mas deve ser um número considerável. Não há nada mais irritante do que lutar contra um chefe por horas, tê-lo com pouca vida e então morrer novamente.

Dark Souls

A dificuldade do jogo é acompanhada por uma verdade central. Você é imortal e tem tentativas infinitas. Claro, os chefes são todos mais fortes que você. Mas você pode aprender. Você pode memorizar os combos do inimigo e desviar de tudo. Eles não podem fazer isso, e uma vez que você percebe isso, sabe que pode terminar o jogo, mesmo que possa demorar um pouco mais. Cada erro é duramente punido no jogo; você morre, perde suas almas e o pior: você tem que voltar a pé para o chefe. Isso te motiva a realizar mais e mais porque simplesmente não quer repetir o caminho novamente.

No jogo, claro, você também pode ficar mais forte. Derrotando inimigos, você ganha almas, que pode usar para aumentar seu nível. Você pode melhorar estatísticas como destreza, força, saúde, resistência, magia e mais, tornando-se um pouco mais forte. Você também pode melhorar suas armas com a ajuda de pedras de ferreiro. Isso aumenta o dano que você causa e facilita as lutas.

Dark Souls

Mas o mundo dos jogos Souls também é impressionante. Tudo está conectado sem telas de carregamento. Há diferentes áreas com diferentes tipos de inimigos, mas tudo em um espaço não muito grande. Alguns chefes terminam uma área, e outros abrem novas ao serem derrotados. Explorar o mundo é sempre divertido porque há muito o que descobrir. Em muitos lugares, há recompensas ou outros itens para saquear, o que torna a exploração duplamente gratificante.

O sistema multiplayer também é único no jogo. No modo single-player, você pode encontrar notas de outros jogadores em todos os lugares. Estas podem te dar dicas úteis ou te trollar completamente. Todos sabemos como os jogadores são. Não há um multiplayer cooperativo verdadeiro, mas você pode invocar aliados que te ajudam nas lutas contra chefes, etc. No entanto, eles desaparecem novamente após as lutas contra os chefes, então um modo cooperativo completo não é possível.

Dark Souls

Também há algumas arenas PvP nos jogos. Lá, você pode lutar contra outros jogadores e ver quão bom você é. Mas não se desanime, porque muitos dos jogadores que jogam PvP fazem isso há muito tempo e são realmente bons. No entanto, lutar contra um amigo é muito divertido.

Os jogos até têm uma história, mas não é fácil segui-la ou sempre entendê-la. Por essa razão, há muitos vídeos ou postagens no YouTube que te introduzem à história. Lá, você é informado sobre quando ir a qual lugar para entender a história em ordem cronológica.

 

A influência na indústria de videogames

Desde o lançamento de Dark Souls em 2011, muita coisa mudou na indústria de jogos por causa deste jogo. O jogo redefiniu completamente o gênero RPG de ação, dando origem ao subgênero “Souls-like”. Estes são jogos com uma jogabilidade muito desafiadora e um sistema de combate profundo, onde em muitos casos, você pode subir de nível usando almas ou outro recurso.

Dark Souls

Também mudou a percepção da dificuldade e da narrativa nos videogames. Antes, não era normal morrer mais de 100 vezes em um jogo, e não apenas contra chefes. Não estava claro se essa jogabilidade exigente e uma história não tão desenvolvida seriam bem-sucedidas. Mas as pessoas amam isso, e por essa razão, houve muitos jogos Souls-like no mercado desde então.

O design multiplayer assíncrono com notas também influenciou outros jogos. Um dos melhores exemplos é Death Stranding. Lá também há notas de outros jogadores no chão, sem que você jogue diretamente com eles. Mais sobre este tópico e o jogo em nosso artigo do Pixel Sundays sobre Death Stranding.

 

A comunidade e a cultura ao redor de Dark Souls

Dark Souls vive, como todos os jogos, graças à sua comunidade. Há milhares de jogadores que jogam os jogos diariamente e, com o tempo, todos se tornam cada vez mais criativos. Há speedruns, God Runs, desafios e muito mais que os jogadores constantemente tentam alcançar. 

Dark Souls

Nos speedruns, você tenta completar os jogos o mais rápido possível. Mas as God Runs são um nível acima. Você tenta completar todos os jogos Souls rapidamente e sem levar um único golpe. Uma vez que você sofre dano, tem que começar de novo.

Os jogos Souls também são muito populares entre streamers e YouTubers e são constantemente usados para desafios. Mas não são apenas desafios como jogar o jogo sem levar dano. Os jogadores se tornam mais criativos e jogam o jogo com tapetes de dança, o piano, em dois dispositivos simultaneamente com um tapete de dança e um controle, e muito mais.

Claro, muitos guias também foram criados, mostrando aos novos jogadores caminhos ou dando dicas, já que o mundo é frequentemente muito intrincado, e nem sempre é claro para onde ir. No geral, a comunidade Souls é muito ativa e gosta de compartilhar suas experiências únicas no jogo.

 

Conclusão

Dark Souls é mais do que apenas um videogame. É um jogo que mudou o futuro dos jogos. Não sabemos o que teria acontecido se Hidetaka Miyazaki não tivesse mudado de carreira ou se não tivesse jogado Ico. Mas muitas coincidências levaram Dark Souls a se tornar o que é: um jogo desafiador, mas bonito. O jogo que iniciou a era dos jogos Souls-like.

O design único e sem interrupções do nível inspirou muitos outros a criar algo semelhante. Um mundo onde há muito para descobrir, e mesmo em um espaço não muito grande, ainda há as áreas mais diversas. Além disso, o multiplayer, que não é muito, poderia influenciar outros jogos como Death Stranding.

Dark Souls

Mas mesmo neste jogo, sem a grande comunidade, tudo teria sido diferente. Ao longo dos anos, vimos novos desafios, vídeos engraçados e muito mais. Isso trouxe muitos novos jogadores para os jogos, e eles começaram a amar o gênero.

Se agora você tem vontade de jogar um dos jogos Dark Souls ou outros jogos Souls-like, você deve visitar


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