Por O.B. Wonkeynobuy | Tempo de leitura: 10 mins
Conteúdo : 1 . Introdução 2 . História de inspiração entre jogos de vídeo e filmes 3 . Como os videojogos inspiraram os filmes 4 . Os melhores filmes adaptados dos jogos de vídeo em Streaming e VOD 5 . Os melhores videojogos inspirados nos filmes 6 . A melhor série televisiva sobre jogos de vídeo em Streaming e VOD 7 . A melhor série televisiva que se aproxima inspirada nos jogos de vídeo 8 . Conclusão |
1. Introdução
Quando nos interrogamos sobre a influência entre cinema e jogos de vídeo, pensamos naturalmente que o cinema foi o primeiro a inspirar o outro, relegando o jogo de vídeo a um produto derivado simples destinado a alargar o conceito do filme. Os exemplos abundam ao longo do tempo, nomeadamente com o grande número de adaptações dos filmes Marvel em jogos de vídeo (Homem Aranha, Batman) ou mesmo séries como Guerra das Estrelas ou O Senhor dos Anéis.
Mas e quanto a estas interacções? Existe uma grande diferença entre o cinema e os jogos de vídeo? Os filmes e os jogos de vídeo são complementares ou concorrentes?
2. História da inspiração entre jogos de vídeo e filmes
“ O jogo de vídeo é um devaneio iluminado por néon, enquanto o cinema é a projeção desse sonho.”
Jérôme Dittmar
- Das trevas aos Lumières
Injustamente atribuída aos irmãos Lumières, a invenção do cinema foi o resultado de pesquisas e avanços em todo o mundo, culminando no primeiro filme gravado pela câmara do americano Thomas Edison em 1891.
Foi só quase um século mais tarde que os jogos de vídeo surgiram, durante o qual a 7ª arte teve tempo para crescer de cenários simplistas e sem voz para cenários maquiavélicos, crises existencialistas desoladoras e espectáculos visuais de ação extrema com atores premiados que se tornaram ídolos.
O mundo dos jogos de vídeo parece ter saltado para o comboio desta evolução, com alguns até a chamarem-lhe a 10ª arte.
- Rei Pong o 1º ohm
Muito depois do osciloscópio de William A. Higinbotham em 1958 foi a fonte do primeiro jogo de vídeo: Pong (Ténis para dois), o universo dos videojogos começou a instalar-se timidamente nas nossas salas de estar a partir dos anos 80.
Infelizmente, o poder dos computadores e consolas na altura não nos permitiu conceber outra coisa que não fossem grupos alegres de pixels em movimento, mas o progresso foi extraordinário, a grande máquina tornou-se divertida.
- O cinema como ponto de partida?
No entanto, já em 1982 Steven Lisberger, com o filme de culto Tron, abriu novos caminhos ao mergulhar o seu personagem principal Kevin Flynn, um programador de jogos de vídeo, no mundo virtual dos computadores e da inteligência artificial. As fundações foram lançadas.
No ano seguinte, John Badham‘s Wargames apresentou um estudante de liceu com uma paixão por jogos de vídeo que inadvertidamente entra no sistema informático NORAD (North American Aerospace Defense Command) em vez de uma empresa de jogos de vídeo. Ao jogar o jogo, ele prepara o palco para uma guerra nuclear global.Estes dois exemplos mostram que o cinema foi rapidamente inspirado pelos jogos de vídeo ao compreender o extraordinário potencial da realidade virtual, enquanto que o oposto só aconteceria muito mais tarde.
- A realidade como factor limitativo
Sempre em busca do espetacular e sensacional para atrair o público nas salas escuras, o cinema vai-se deparar com a realidade.
Em particular por razões óbvias de preservação da integridade física dos actores e duplos, não obstante Jackie Chan, Jean Paul Belmondo e, mais recentemente, Tony Jaa. Não se pode pedir-lhes que arrisquem as suas vidas por causa de um filme.
O orçamento para produções está também a tornar-se uma preocupação, com o número de extras necessários para batalhas épicas, conjuntos cada vez mais caros e todo o pessoal envolvido na sua criação, instalação e manutenção.
- O virtual para o resgate do real
O desenvolvimento do poder de processamento informático permitiu progressos consideráveis no mundo cinematográfico, com a emergência de animação 3D e imagens geradas por computador que revolucionaram a ficção científica, a fantasia heróica e os filmes de terror.
Alguns produtores chegaram mesmo a criar o seu próprio estúdio, como George Lucas com a Industrial Light & Magic (ILM) em 1975, pelos seus efeitos especiais em Star Wars, ou Peter Jackson Weta Digital 1993) para simular uma série de lutadores na sua trilogia Lord of the Rings.
A partir daí, efeitos especiais tornam-se digitais e abrem a porta para o infinito e para o além!
- E os jogos de vídeo?
Após o lançamento de Space Invaders em 1978 e Pac Man dois anos mais tarde, surgiram arcades em todo o mundo e introduziram os jogos de vídeo ao público em geral.
O aspecto visual irá melhorar consideravelmente com os progressos feitos nos computadores (componentes, placas gráficas, processadores, ecrãs), a comercialização do CD-ROM e o aparecimento de novas consolas domésticas acessíveis ao maior número de pessoas, tais como a Super Nintendo (1992 na Europa), a PlayStation (1994) e a Xbox (2001).
- Os novos heróis
Estes três gigantes do mundo dos videojogos, Sony, Microsoft e Nintendo, venderam vários milhões de cópias das suas consolas enquanto desenvolviam licenças exclusivas de jogos, com personagens que se tornaram favoritos de culto como Lara Croft em Tomb Raider para Sony, Spartan 117 em Halo para Microsoft e Mario para Nintendo.
Tal como a 7ª arte, os cenários evoluirão muito sob o impulso desta busca da humanidade e do desejo carnal de encarnar o herói. Inventaram uma história passada, uma personalidade, um acontecimento desencadeante, uma busca, e sinais distintivos.
A cultura dos jogos de vídeo está em movimento, emancipando-se gradualmente do seu primo distante, criando os seus próprios códigos, a sua própria língua e os seus próprios heróis, e dando origem a uma nova comunidade: os Jogadores.
Se para os novos heróis, o caminho real entre o cinema e os jogos de vídeo parecia bastante unidireccional, ou seja, reservado aos blockbusters, a tendência tornar-se-á gradualmente mais equilibrada no início dos anos 2000.
A indústria dos jogos de vídeo atingirá um volume de negócios exorbitante (estamos a falar de mais de 70 mil milhões de dólares), um valor superior ao da indústria cinematográfica. É, portanto, bastante natural que este último se volte cada vez mais para os jogos de vídeo para os seus filmes, já não como um meio de marketing, mas como uma verdadeira fonte de inspiração para atrair um novo público.
As adaptações cinematográficas deviam multiplicar-se, em particular graças ao sucesso retumbante de Tomb Raider e Resident Evil, cuja primeira obra sobre Playstation tinha utilizado muito bem a mecânica do cinema ao criar um vídeo de introdução com personagens reais dignas de um trailer de filme.
O círculo está completo: os jogadores podem colocar um rosto nas suas personagens de videojogos favoritas, e os frequentadores de cinema podem finalmente encarnar os seus heróis, por vezes desajeitados e com cara de herói, e ter sucesso na sua busca muito melhor do que eles!
- A lei da série
O novo modo de consumo televisivo favoreceu o aparecimento de canais de cinema (HBO, OCS, etc.) e plataformas de vídeo a pedido (VOD) como Just Watch, Netflix, Amazon Prime Video ou Disney +. A pandemia global de Covid 19 e os confinamentos repetidos irão acentuar ainda mais este fenómeno.
Estas plataformas de transmissão, para além de oferecerem filmes de sucesso que já foram lançados, financiarão activamente séries e filmes televisivos para garantir a sua exclusividade.
Este é o caso da série Cyberpunk EdgeRunner na Netflix. Inspirado no jogo Cyberpunk 2077, ele dará nova vida ao jogo ao converter um público mais vasto.
De facto, após um lançamento algo difícil, o jogo já vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo até Dezembro de 2022.
Uma nova ponte, desta vez entre o pequeno ecrã e os jogos de vídeo, está a ser construída.
3. Como os videojogos inspiraram o cinema
Vimos acima que o cinema tomou muito rapidamente conta do universo virtual da esfera dos videojogos, e fê-lo de diferentes formas.
Podemos assim distinguir 4 correntes principais de inspiração:
- Inspiração conceitual
Aqui utilizamos simplesmente os códigos dos jogos de vídeo, a ideia de realidade virtual como em Ready Player One onde, numa sociedade que se tornou caótica, a população mundial se refugia numa mmorpg planetária a fim de escapar à sua triste realidade.
- Inspiração subjectiva
O herói é a fonte de inspiração, seja ele vindo de um filme ou de um jogo. Já mencionámos Lara Croft, a heroína do jogo Tomb Raider lançado em 1996, a quem Angelina Jolie irá emprestar a sua magnífica figura em 2 filmes (Lara Croft: Tomb Raider 2001 e Lara Croft: Tomb Raider, The Cradle of Life 2003). O herói (ou heroína) é transportado para novas aventuras, mas mantém toda a complexidade do personagem.
- Inspiração objectiva
Podemos também falar de inspiração situacional, onde simplesmente utilizamos um ambiente físico e psicológico específico à fonte de inspiração e fazemos evoluir as personagens sem que já tenham participado em histórias existentes. Por exemplo, podemos citar o filme Halo 4: Forward Unto Dawn, uma adaptação do famoso jogo de vídeo Halo lançado na consola XBOX, que utiliza os códigos do jogo sem reviver uma das suas aventuras no sentido estrito.
- Adaptação em filme ou vídeo
Como o seu nome indica, esta inspiração é quase total ao assumir as personagens, o ambiente, bem como a própria aventura. Os jogadores ou espectadores revivem toda a aventura, como em O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel, que mantém o mesmo nome de um filme e de um jogo de vídeo.
4. Os melhores filmes adaptados dos jogos de vídeo em Streaming e VOD
Aqui está a lista dos melhores filmes que foram inspirados pelos jogos de vídeo para alugar ou comprar, e as plataformas de vídeo a pedido disponíveis para onde vê-los em VOD ou streaming
Uncharted 2022
|
Onde ver Uncharted 2022 em Streaming e VOD:
Lara Croft: Tomb Raider
|
Onde ver Lara Croft: Tomb Raider em Streaming e VOD:
Warcraft The Beginning
|
Onde ver Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos em Streaming e VOD:
Hitman
|
Onde ver Hitman em Streaming e VOD:
Resident Evil: Welcome to Racoon City
|
Onde ver Resident Evil: Welcome to Raccoon City em Streaming e VOD:
Free Guy
|
Onde ver Free Guy em Streaming e VOD:
Ready Player One
|
Onde ver Ready Player One em Streaming e VOD:
Assassin’s Creed
|
Onde ver Assassin’s Creed em Streaming e VOD:
Max Payne
|
Onde ver Max Payne em Streaming e VOD:
Doom Annihilation
|
Onde ver Doom Annihilation em Streaming e VOD:
Prince of Persia The Sands of Time
|
Onde ver Prince of Persia Sands of Time em Streaming e VOD:
5. Os melhores videojogos inspirados nos filmes
Encontre os 10 melhores jogos de vídeo que foram inspirados pelos filmes graças aos filmes de culto a um preço com desconto.
6. A melhor série televisiva sobre jogos de vídeo em Streaming e VOD
Aqui estão as melhores séries de TV inspiradas em ou sobre jogos de vídeo que estão actualmente disponíveis nos canais VOD e streaming de filmes
Cyberpunk Edgerunners
|
Onde ver Cyberpunk Edgerunners em Streaming e VOD:
The Walking Dead
|
Onde ver The Walking Dead em Streaming e VOD:
The Witcher
|
Onde ver The Witcher em Streaming e VOD:
The Witcher Blood Origin
|
Onde verThe Witcher Blood Origin em Streaming e VOD:
Arcane 2021 (Netflix)
|
Onde ver Arcane 2021:
Halo
|
Onde ver Halo em Streaming e VOD:
High Score
|
Onde ver High Score em Streaming e VOD:
Not a Game
|
Onde ver Not a Game em Streaming e VOD:
Tom Clancy’s Jack Ryan
|
Onde ver Tom Clancy’s Jack Ryan em Streaming e VOD:
Costume Quest
|
Onde ver Costume Quest em Streaming e VOD:
Future Man
|
Onde ver Future Man em Streaming e VOD:
7. A série televisiva mais antecipada inspirada nos jogos de vídeo
Aqui está a lista das novas séries televisivas mais aguardadas, inspiradas por videojogos este ano em sites de streaming e plataformas de Video on Demand:
The Last of Us
|
Onde ver The Last of US em Streaming e VOD:
Splinter Cell
|
Onde ver Splinter Cell em Streaming e VOD
Tomb Raider (2023)
|
Onde ver Tomb Raider em Streaming e VOD
Assassin’s Creed
|
Onde ver Assassin’s Creed em Streaming e VOD
Fallout
|
Onde ver Fallout em Streaming e VOD
Life is Strange
|
Onde ver Life is Strange em Streaming e VOD
Disco Elysium
|
Onde ver Disco Elysium em Streaming e VOD
God of War
|
Onde ver God of War em Streaming e VOD
8. Conclusão:
Os filmes e jogos de vídeo pertencem ao mesmo universo recreativo visual, e ambos procuram uma transcrição fiel da realidade. A diferença é que o cinema parte do espectáculo vivo para criar a imagem, enquanto o jogo de vídeo parte da imagem pixelizada para criar o vivo, com o objectivo final de alcançar uma realidade cada vez mais imersiva.
A 7ª arte utiliza principalmente imagens gravadas com um cenário linear do qual não se pode escapar, oferecendo uma experiência e emoção semelhante, em cada visualização, a cada espectador, tudo passivo, enquanto o jogo de vídeo oferecerá ao jogador uma encarnação individual do herói baseada nas suas próprias capacidades de dominar um sistema de jogo, num ambiente a explorar, o que torna a experiência única para cada jogador mas também em cada jogo, tornando o jogador ainda melhor.
Ambos seguiram a mesma evolução, ao ritmo dos avanços técnicos e tecnológicos, emprestando-se mutuamente a mesma mecânica, a que utiliza o cinema Akteure para a captura de movimento (digitalização dos gestos de uma personagem), a captura de performance (digitalização de expressões faciais), ou a utilização da cinemática durante a qual o jogador se torna espectador, e o outro desenho em imagens geradas por computador (CGI) e tecnologia 3D para fazer recuar os limites da realidade, ou criando um novo género cinematográfico incluindo cenas de jogos de vídeo: Machinima, contrAção de “máquina, animada e cinema”.
Cada um tem o seu próprio aceno para o universo do outro, e se o número de adaptações de filmes, televisão e videojogos planeados for algo a passar, a simbiose parece ter um futuro brilhante pela frente.
Download the Allkeyshop Browser Extension Free
For all the latest video game news, trailers, and best deals, make sure to bookmark us.
You can find all the best and cheapest online deals on CD keys, game codes, gift cards, and antivirus software from the verified CD key sellers on our store pages.
To not miss any news on Allkeyshop, subscribe on
Google News
.
Comments (0)