A série S.T.A.L.K.E.R. revolucionou o gênero pós-apocalíptico há muitos anos. Hoje falaremos sobre os primórdios desta saga e o que o futuro nos reserva em breve.
Resumo |
O assunto de hoje do nosso artigo Pixel Sundays é a série S.T.A.L.K.E.R. Esta saga nos acompanha há mais de 15 anos, combinando ficção científica com uma realidade muito crua. Os jogos brilham pela sua combinação de ação survival e um mundo aberto peculiar, inspirado na realidade. Em poucos dias, depois de mais de 10 anos, será lançado um novo jogo da série que pretende melhorar ainda mais em relação aos seus antecessores.
As origens de S.T.A.L.K.E.R.
A série S.T.A.L.K.E.R. teve origem em 2007, quando o estúdio ucraniano GSC Game World lançou o primeiro jogo da saga. A GSC Game World queria criar um jogo de ficção científica que ainda mantivesse um vínculo com o mundo real. As principais fontes de inspiração para os jogos foram o romance “Piquenique à Beira da Estrada” e o desastre de Chernobyl.
O romance Piquenique à Beira da Estrada, uma das inspirações para S.T.A.L.K.E.R., foi publicado em 1972 e escrito pelos irmãos Arkadi e Boris Strugazki. O romance fala de zonas misteriosas surgidas após a chegada de entidades alienígenas à Terra, onde se encontram anomalias perigosas e artefatos valiosos. As pessoas que entram nessas zonas perigosas, chamadas de stalkers, tentam recuperar esses artefatos. É daí que vem o nome do jogo.
A outra inspiração foi a trágica catástrofe nuclear de Chernobyl em 1986. Esse evento deixou uma zona de exclusão cheia de radioatividade, que se revelou perfeita como cenário para o mundo distópico de S.T.A.L.K.E.R. No jogo, o jogador tem a oportunidade de explorar esse local após um segundo desastre ocorrido em 2006, tornando a área ainda mais perigosa.
O desenvolvimento do primeiro jogo S.T.A.L.K.E.R. começou em 2001. Inicialmente, o jogo deveria se chamar “Oblivion Lost”, mas como queriam usar um mundo aberto com sistemas de IA muito complexos para a época, o lançamento foi adiado várias vezes. Somente em 2007, após muitas revisões e adiamentos, o primeiro jogo da série, S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl, foi finalmente lançado.
No primeiro jogo, você acorda como um stalker sem nome, conhecido como “The Marked One“, na zona em torno de Chernobyl. Sua missão é encontrar um stalker misterioso chamado Strelok. No jogo, além da missão principal, há muitas missões secundárias e muitas coisas para explorar. No mundo aberto, você encontrará várias formas de vida e também bandidos que poderá combater para obter recursos e dinheiro.
Em 2008, foi lançado um prequel chamado S.T.A.L.K.E.R.: Clear Sky. Neste jogo, você assume o papel do mercenário Scar e vive o conflito entre as facções na Zona. Novas mecânicas como as guerras entre facções foram adicionadas, e obviamente a parte gráfica e outros aspectos foram melhorados.
Em 2009, foi lançada uma continuação do primeiro jogo com o nome de S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat. Aqui você assume o papel do major Degtyarev e é enviado à Zona para investigar uma expedição militar fracassada. O jogo introduz novos locais, como a cidade de Pripyat, e foca muito na sobrevivência e exploração.
Título do jogo |
Ano de lançamento |
Principais características |
S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl |
2007 |
Exploração, sobrevivência, mundo aberto |
S.T.A.L.K.E.R.: Clear Sky |
2008 |
Prequel, guerras entre facções |
S.T.A.L.K.E.R.: Call of Pripyat |
2009 |
Mecânicas melhoradas, novos locais |
Mecânicas de gameplay que tornaram S.T.A.L.K.E.R. especial
O primeiro jogo Stalker levou 6 anos para ser desenvolvido, o que para a época era um período muito longo. Isso se deve ao fato de que a GSC Game World queria implementar muitas novidades, criando uma experiência de survival imersiva, mas ainda assim realista.
Após o desastre de Chernobyl, muitas áreas da Zona ficaram contaminadas. Algumas mais que outras. Como jogador, você deve evitá-las ou se preparar bem: pode conseguir um traje de proteção ou fazer estoque de medicamentos para se proteger contra a radiação. Existem também artefatos que podem influenciar a radiação, tanto de forma positiva quanto negativa.
Mas o que são esses artefatos? Artefatos são objetos raros que você pode encontrar perto das anomalias, como descrito no romance “Piquenique à Beira da Estrada”. Esses artefatos têm propriedades únicas que podem ajudá-lo em combate ou na sobrevivência. Mas os artefatos são invisíveis e precisam ser encontrados com detectores especiais.
Esses artefatos estão sempre ligados a anomalias. Anomalias são fenômenos físicos muito perigosos, como descargas elétricas ou calor extremo, e podem matá-lo instantaneamente. Você deve usar ferramentas como parafusos para localizá-las com antecedência e, se possível, evitá-las.
Neste mundo desolado, seus recursos são muito limitados. Alimentos, suprimentos médicos e munição são escassos. Você deve planejar bem o uso dos recursos e, em certos combates, pode ser necessário usar uma faca para economizar munição.
Outra característica da qual S.T.A.L.K.E.R. se orgulhava muito no momento do lançamento era a IA. Os inimigos se adaptavam ao comportamento do jogador durante os combates, tornando-os muito mais emocionantes e imprevisíveis. Os oponentes se escondiam e atacavam de forma coordenada.
No segundo jogo S.T.A.L.K.E.R., também foi introduzido o sistema de facções. Cada facção tinha sua ideologia e você podia escolher se queria se juntar a elas ou lutar contra elas. Isso obviamente influenciava também o desenvolvimento do jogo e o final, permitindo jogá-lo novamente sem nunca ficar entediante, pois a história mudava um pouco a cada vez.
Além disso, os jogos S.T.A.L.K.E.R. têm um ciclo dia-noite e diferentes condições climáticas. No escuro ou na chuva, você pode se aproximar dos inimigos sem ser muito notado. Alguns inimigos são muito mais ativos à noite do que durante o dia, então pode valer a pena esperar o momento certo para atacar.
Atmosfera e narrativa
Agora vamos falar um pouco sobre a atmosfera e a narrativa, comparando-as com outros jogos. A atmosfera em S.T.A.L.K.E.R. é única. Você caminha por paisagens desoladas, acompanhado por sons inquietantes e um clima opressor. A forma como a história é narrada também é diferente dos jogos tradicionais: são dados poucos detalhes e cabe a você reconstruir muitas coisas observando o ambiente ao seu redor.
Devido ao desastre nuclear, há edifícios abandonados por toda parte, estradas invadidas pela vegetação e estruturas destruídas. Tudo isso contribui para criar uma atmosfera pós-apocalíptica, semelhante à de outros jogos, mas o clima frequentemente nebuloso dá ainda mais a sensação de isolamento e perigo. A música também desempenha um papel importante: ao longe, você pode ouvir sons ou uma melodia assustadora ao entrar na Zona perigosa.
Quanto à narrativa, em S.T.A.L.K.E.R. há, obviamente, NPCs que lhe dão missões e detalhes sobre a história, mas há muito mais. As casas abandonadas, os grafites e os objetos pessoais que você encontra contam a vida e o destino dos antigos habitantes. Todos esses detalhes você descobre apenas se jogar com atenção, e é exatamente isso que torna o mundo de S.T.A.L.K.E.R. tão especial.
Vamos comparar tudo isso com duas outras séries de jogos muito famosas: Fallout e Metro. Já temos um artigo do Pixel Sundays sobre esses dois franchises, que recomendo que leia para entender do que tratam e, talvez, descobrir que um deles lhe interessa.
O mundo de Fallout nos oferece, em comparação a S.T.A.L.K.E.R., um visual retrô estilizado. O vestuário dos personagens e também as armas são de estilo antigo. Já em S.T.A.L.K.E.R. temos armas como a AK-47 e outras conhecidas. Metro também tem armas realistas e o tema do nuclear, mas aqui a atmosfera é dominada principalmente pelos túneis estreitos e úmidos e por uma constante tensão.
Jogo |
Descrição da atmosfera |
S.T.A.L.K.E.R. |
Realista, sombria, imersiva |
Fallout |
Estilizada, humor negro, retrô |
Metro |
Claustrofóbica, tensa |
Influência cultural e legado de S.T.A.L.K.E.R.
Dado o sucesso da série S.T.A.L.K.E.R., é claro que ela influenciou o gênero dos jogos survival e, sobretudo, os jogos pós-apocalípticos. Muitos títulos não teriam sido lançados da forma como os conhecemos sem a existência de S.T.A.L.K.E.R., então vamos falar um pouco sobre esses jogos.
Primeiro, temos a série Metro, já mencionada antes. Esta foi desenvolvida pela 4A Games, um estúdio fundado por ex-desenvolvedores de S.T.A.L.K.E.R., por isso não faltam semelhanças entre os jogos. O gameplay survival e o combate são muito parecidos, e em ambos há inimigos mutados devido à radiação.
Até mesmo o popular DayZ, que recentemente recebeu um novo DLC, foi inspirado por S.T.A.L.K.E.R. Claro, em S.T.A.L.K.E.R. não há zumbis, mas elementos como a escassez de recursos e a atmosfera são muito semelhantes. Há até servidores de roleplay de S.T.A.L.K.E.R. em DayZ.
O futuro de S.T.A.L.K.E.R. – O que vem a seguir?
A série S.T.A.L.K.E.R. está pronta para seu novo capítulo. Daqui a poucos dias, no dia 20 de novembro, será lançado o S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl. Este jogo levará você de volta à Zona em torno da usina de Chernobyl, mas desta vez o mundo é maior e visualmente muito mais bonito. O jogo combina tudo o que já conhecemos dos títulos anteriores, melhorando ainda mais. Haverá novamente todas as funções conhecidas dos jogos antigos, mas claro, todas aprimoradas. Prepare-se para anomalias mortais, mutantes perigosos e facções rivais.
No jogo, haverá muitas decisões a serem tomadas e elas influenciarão o desenvolvimento do jogo, levando a diversos finais. As decisões também modificarão o curso do jogo, permitindo jogá-lo novamente sem que se torne entediante. Além disso, o jogo conta com um enorme mundo aberto de cerca de 64 km².
Como mencionado anteriormente, S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl será lançado no dia 20 de novembro para PC e Xbox Series X|S. O jogo utiliza a tecnologia mais recente e funciona com a Unreal Engine 5, o que permite criar um mundo extremamente realista. A IA foi ainda mais aprimorada, o que promete tornar os combates ainda mais emocionantes. Além disso, o jogo foi feito para ser mais acessível para modders, com um kit de ferramentas oficial de modding que será disponibilizado para permitir que a comunidade continue modificando e expandindo o jogo por muito tempo. No entanto, devido às tecnologias avançadas, este jogo exigirá um PC poderoso. Para mais detalhes sobre os requisitos de sistema de S.T.A.L.K.E.R. 2, veja este artigo.
Conclusão
A série S.T.A.L.K.E.R. moldou profundamente o gênero de survival pós-apocalíptico e continuará a fazê-lo no futuro. A mistura única de atmosfera sombria e gameplay inovador tornou esta série especial.
Agora, com o iminente lançamento de S.T.A.L.K.E.R. 2, a série está prestes a atingir um novo auge. O novo jogo, desenvolvido com uma década de progresso tecnológico, trará novas funcionalidades e uma qualidade gráfica muito superior. Mesmo para quem não jogou os títulos anteriores, este será um ótimo ponto de partida, com um vasto mundo aberto de 64 km², uma narrativa cheia de decisões e muitos combates emocionantes.
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Por Kilian
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