Em poucos dias será lançado o mais novo jogo de Life is Strange. Por isso, queremos falar sobre o início de Life is Strange e mostrar quais temas difíceis foram abordados ao longo dos jogos. Aqui você descobre tudo sobre isso.
Resumo |
A franquia Life is Strange é muito mais do que apenas um jogo de narrativa comum. Ao longo deste artigo, você vai entender como o jogo conseguiu marcar uma geração. Além disso, vai descobrir como os eventos de Life is Strange podem ser relacionados à vida real, fazendo o jogador refletir.
As Origens e Desenvolvimento de Life is Strange
Life is Strange teve suas origens em 2013, quando o estúdio francês Dontnod Entertainment criou a visão de um jogo narrativo, recheado de temas complexos e que atingisse uma profundidade emocional. A ideia era contar uma história em que o jogador precisasse conviver com suas decisões e também com as consequências delas. No jogo anterior deles, Remember Me, os desenvolvedores já haviam explorado o storytelling. Mas em Life is Strange, o foco era ainda maior nas relações humanas.
Em 2015, Life is Strange foi finalmente lançado e rapidamente se consolidou como uma das obras mais inovadoras e emocionantes do gênero de aventura. A maioria dos jogos da série foi lançada em vários episódios. O enredo se concentra na fase de amadurecimento dos protagonistas, com temas como identidade, amizade e superação de perdas. Com o tempo, você acaba se envolvendo com os personagens e compartilha suas emoções.
Um dos recursos principais do jogo é a habilidade da protagonista, Max Caulfield, de voltar no tempo. Isso permite desfazer decisões e visualizar um enredo alternativo. Com isso, é possível ver como a vida de Max teria sido diferente se ela tivesse tomado outra decisão.
Devido ao grande sucesso do primeiro jogo, muitos outros foram lançados. Em 2017, saiu um prequel do primeiro jogo. Depois, em 2018, veio um spin-off gratuito e entre 2018 e 2019, o segundo jogo da série principal. Em 2021, foi lançado Life is Strange: True Colors, e agora temos o novo jogo, Life is Strange: Double Exposure.
Narrativas e Temas que Marcaram uma Geração
As narrativas e os temas foram um dos grandes diferenciais de Life is Strange. A estrutura em episódios trouxe uma forma mais envolvente de contar a história. Com a habilidade de voltar no tempo, é possível vivenciar muitos desfechos diferentes, algo que muitos de nós já desejamos na vida real – a chance de voltar atrás e mudar algo. Life is Strange nos permite fazer isso e reforça a ideia de que algumas decisões são finais e têm um papel definitivo em nossa vida.
Os temas do jogo são o que o torna especial. São temas relevantes para a sociedade, como bullying, saúde mental, perda e busca pela identidade. Assuntos com os quais muitos lidam na juventude. Um exemplo disso é a amizade entre Max e Chloe. Com o histórico familiar complicado de Chloe, surgem problemas ao longo do caminho. Todos esses temas são realistas e universais, facilitando a conexão do jogador com os personagens.
No segundo jogo, acompanhamos os irmãos Sean e Daniel Diaz em fuga de situações de discriminação e preconceito. Este jogo aborda, principalmente, o tema da injustiça social e os desafios enfrentados por minorias. A série também explora questões como identidade, LGBTQ+ e a busca por aceitação e autodeterminação. O jogo apresenta essas questões de forma sensível e profundamente humana.
Impacto Cultural e Representatividade em Life is Strange
Os jogos de Life is Strange, especialmente por conta dos temas abordados, deixaram um impacto cultural significativo. Isso ocorre porque tratam de assuntos que são tabu em muitos outros jogos. A inclusão desses temas criou personagens únicos que enfrentam desafios realistas.
Temas socialmente relevantes, como representatividade LGBTQ+, bullying e saúde mental, atraem um público diversificado, pois muitos conseguem se identificar. A relação entre Max e Chloe, por exemplo, é central. Desde o início, há gestos românticos, criando uma conexão importante para jogadores LGBTQ+ que podem se ver representados.
Com os jogos Life is Strange, os desenvolvedores querem chamar a atenção para vários temas, como violência policial, discriminação e racismo. Claro, nem todos se identificam, mas o jogo tem um valor inestimável. Ele ajuda a sensibilizar os jogadores para essas questões, podendo até motivá-los a agir de forma diferente na vida real. Nos jogos, vemos claramente como essas questões afetam as pessoas, e isso nos faz perceber como nossas atitudes podem impactar positivamente ou negativamente os outros.
No jogo, temos a possibilidade de desfazer decisões, o que aumenta a percepção do impacto que pequenas ações têm em nossas vidas. Cada interação, por menor que seja, pode mudar tudo. No entanto, na vida real, nunca saberemos o que poderia ter acontecido se tivéssemos feito algo de forma diferente. Em Life is Strange, temos a chance de explorar essas possibilidades, o que nos leva a refletir sobre nossas escolhas no dia a dia.
Influência na Indústria dos Games
Life is Strange revolucionou a narrativa em jogos de aventura, priorizando o desenvolvimento da história e dos personagens. O sucesso do jogo inspirou outros desenvolvedores a criar jogos com foco na narrativa e a adicionar escolhas interativas. Exemplos disso incluem Detroit: Become Human e Tell Me Why, que também explora temas LGBTQ+.
O lançamento em episódios também foi adotado por outros jogos, criando expectativa entre cada capítulo. Desde Life is Strange, temas críticos como LGBTQ+ e bullying passaram a ser mais abordados nos jogos. Antes, esses assuntos eram evitados com receio de que não fossem bem recebidos pelos jogadores.
Mecânicas de Jogo e Decisões dos Jogadores
A principal mecânica em todos os jogos é a capacidade de tomar decisões e viver com as consequências delas, o que afeta as relações entre os personagens e coloca o jogador diante de dilemas morais. As decisões realmente têm um impacto perceptível no decorrer da história, dando profundidade narrativa ao jogo e levando a finais diferentes.
Temos também a mecânica famosa de viagem no tempo de Max. No novo jogo Life is Strange: Double Exposure, Max ganha uma nova habilidade: alternar entre duas linhas do tempo paralelas. Isso traz ainda mais profundidade ao jogo, pois cada linha temporal se desenvolve de forma diferente, exigindo que o jogador pense em suas escolhas de um modo mais complexo.
O mundo de Life is Strange pode ser explorado com liberdade e permite interação com vários objetos, proporcionando informações adicionais sobre a história e os personagens. Essas informações extras podem mudar como você vê alguns personagens e até influenciar suas decisões.
Comunidade e Engajamento dos Fãs
Como qualquer jogo, Life is Strange é mantido vivo pelos fãs e pela comunidade. A comunidade é muito ativa, especialmente nas redes sociais, onde teorias sobre o enredo são discutidas, e você encontra muitas fanarts e inspirações dos personagens. Dontnod Entertainment também contribui com novos conteúdos que estimulam essas discussões.
Há também transmissões ao vivo onde são apresentados novos jogos ou capítulos de Life is Strange, permitindo que os fãs façam perguntas aos desenvolvedores e participem ativamente. Além disso, há uma grande quantidade de merchandising e itens colecionáveis muito populares entre os fãs.
FAQs sobre Life is Strange
Em quais plataformas Life is Strange está disponível?
Life is Strange está disponível em praticamente todas as plataformas, para que mais jogadores possam ter acesso. Você pode jogar no PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch. O novo jogo, Double Exposure, também está disponível para as gerações mais recentes de consoles.
O jogo é adequado para todas as idades?
Como Life is Strange aborda temas sérios e emocionais, o jogo é mais indicado para jovens e adultos. A classificação etária varia de país para país, mas geralmente é a partir de 12 anos.
Quando será lançado Life is Strange: Double Exposure?
Life is Strange: Double Exposure será lançado oficialmente em 29 de outubro. No entanto, com a Ultimate Edition, você já pode começar a jogar. Esse jogo não é dividido em episódios; ele já está completo no lançamento.
Onde posso comprar Life is Strange por um preço acessível?
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Por Kilian
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