Pixel Sundays: A celebração do 20º aniversário de World of Warcraft começa

20 de outubro de 2024 às 15:35 em Notícias de jogos com sem comentários

World of Warcraft está prestes a completar 20 anos! Este jogo lendário e popular faz parte do mundo dos games há tanto tempo, e a grande festa de aniversário está chegando. Descubra aqui todas as informações sobre os 20 anos de World of Warcraft, o lançamento e o atual evento de aniversário.

Resumo


World of Warcraft

O 20º aniversário de World of Warcraft não é apenas um momento nostálgico. É uma celebração de 20 anos de desenvolvimento, melhorias e de uma comunidade de fãs incrível. Milhares de jogadores estão celebrando como WoW evoluiu continuamente para se tornar o que é hoje.

As origens de World of Warcraft

World of Warcraft (WoW) começou em 3 de setembro de 2001, quando a Blizzard, o estúdio por trás de WoW, anunciou oficialmente o jogo na European Computer Trade Show. O jogo teve uma fase de desenvolvimento e testes de 4 a 5 anos, o que era longo para a época. WoW foi oficialmente lançado em 23 de novembro de 2004, e na Europa em 11 de fevereiro de 2005.

World of Warcraft

O objetivo de World of Warcraft era criar um MMORPG de fantasia que conectasse milhões de jogadores ao redor do mundo. Hoje, podemos dizer com certeza que foi um sucesso total. O jogo trouxe muitas características revolucionárias, como um vasto mundo aberto cheio de histórias profundamente enraizadas na lore dos jogos Warcraft da Blizzard.

A Blizzard aproveitou o sucesso de seus jogos anteriores, como Warcraft III, e expandiu o universo introduzindo facções rivais: a Aliança e a Horda. Essas facções são compostas por diferentes raças, cada uma com seu próprio contexto cultural e histórico. A Horda inclui Orcs, Trolls e Mortos-Vivos, enquanto a Aliança é formada por Humanos, Elfos Noturnos e Draenei. Essas facções também são importantes nas batalhas PvP (jogador contra jogador), onde os jogadores enfrentam membros da facção oposta.

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Claro, em World of Warcraft, não era apenas sobre lutar contra outros jogadores. Também era possível realizar uma infinidade de missões nesse vasto mundo. Algumas dessas missões eram exclusivas de certas facções. Além disso, havia muitos raids e masmorras para enfrentar em grupo, mas desta vez contra inimigos do jogo e não contra outros jogadores.

Desde o início, o vasto mundo de WoW atraiu milhões de jogadores e estabeleceu novos padrões para jogos online. Para jogar World of Warcraft, os jogadores precisavam (e ainda precisam) assinar uma assinatura, o que envolve uma taxa mensal.

DLCs e expansões ao longo dos anos

Ao longo desses 20 anos, muitos novos conteúdos foram adicionados ao jogo. Além das atualizações regulares, houve um total de 10 DLCs, cada um trazendo novas mecânicas, áreas, raças, histórias e muito mais. O primeiro DLC foi The Burning Crusade (2007), que abriu um portal para o planeta destruído Terralém. Este DLC introduziu duas novas raças: Elfos Sangrentos (Horda) e Draenei (Aliança), junto com a nova área de Terralém, e elevou o nível máximo para 70. Claro, com a nova área vieram também novas masmorras e raids.

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Em 2008, foi lançado o DLC Wrath of the Lich King, que introduziu a nova área de Nortúndria, onde os jogadores precisavam derrotar o lendário Rei Lich, Arthas. Este DLC também trouxe a nova classe heroica, Cavaleiro da Morte, e elevou o nível máximo para 80. O aumento do nível máximo permite que os jogadores continuem a melhorar seus personagens e desbloqueiem novas habilidades introduzidas com o DLC.

Em seguida, veio Cataclysm em 2010. Em vez de uma nova área, todo o mundo de Azeroth foi devastado pelo dragão Asa da Morte, redesenhando muitas zonas. Duas novas raças, Goblins (Horda) e Worgens (Aliança), foram introduzidas, e como esperado, o nível máximo foi elevado para 85.

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Em 2012, foi lançado o DLC Mists of Pandaria, adicionando a mística terra de Pandária. Os Pandarens, uma raça neutra, viviam lá, e os jogadores podiam escolher a qual facção se aliar. A nova classe introduzida foi o Monge, e o nível máximo foi aumentado para 90.

Depois de dez anos de WoW, em 2014, foi lançado o 5º DLC, Warlords of Draenor. Esta expansão levou os jogadores a Draenor, o mundo natal original dos Orcs antes de se tornar Terralém. Ela introduziu a construção de Guarnições, permitindo que os jogadores construíssem sua fortaleza de acordo com suas preferências. Como esperado, o nível máximo foi elevado para 95. Sim, eu sei, o aumento de nível está se tornando repetitivo, mas já estamos na metade!

Agora estamos em 2016, e o DLC Legion foi lançado. Este DLC trouxe de volta uma antiga ameaça, a Legião Ardente, para Azeroth. A nova classe introduzida foi o Caçador de Demônios, e os jogadores podiam desbloquear e melhorar novas armas artefato. O nível máximo foi elevado para 110.

Dois anos depois, em 2018, foi lançado o DLC Battle of Azeroth. Esta expansão voltou a focar no conflito entre a Horda e a Aliança, adicionando novas raças como os Trolls Zandalari e os Kul Tiranos. Mais uma vez, o nível máximo foi elevado para 120.

Em 2020, chegou o DLC Shadowlands, que levou os jogadores ao além, para as Terras Sombrias, onde as almas dos falecidos residem. Foi adicionada uma nova área e a função de pacto. A Blizzard percebeu que os níveis estavam ficando muito altos, então introduziram uma função de “diminuição de nível” (level squish), reduzindo o nível de todos os personagens, e o nível máximo foi definido em 60.

Então, em 2022, foi lançado o DLC Dragonflight. Este DLC introduziu a nova classe Dracthyr, que os jogadores podiam jogar, e adicionou a região das Ilhas do Dragão. O nível máximo foi elevado para 70.

E para finalizar, vamos falar sobre a mais recente expansão, o The War Within DLC, que foi lançada em 2024. Este DLC introduz a nova raça Earthen e uma nova zona chamada Khaz Algar, um mundo subterrâneo sob Azeroth. A grande novidade são as Delves, pequenas masmorras que você pode enfrentar sozinho ou com até 4 pessoas. Também há novos talentos de heróis e mecânicas de voo aprimoradas.

A evolução das mecânicas de jogo ao longo dos anos

Em 20 anos de World of Warcraft, novas mecânicas foram adicionadas, e as antigas foram desenvolvidas e aprimoradas. Graças a isso, WoW conseguiu manter os jogadores engajados mesmo depois de duas décadas.

Vamos começar falando sobre as facções e, especialmente, sobre o PvP. A guerra entre a Horda e a Aliança sempre foi uma das principais mecânicas do jogo. Grandes batalhas entre os membros das facções sempre foram um dos principais destaques do PvP. Com o tempo, isso foi melhorando, como com a introdução de campos de batalha especiais, como o Vale Alterac. Mais tarde, arenas PvP e outros modos foram adicionados, tornando o jogo mais atraente para os jogadores competitivos.

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Em WoW, você pode exercer profissões como ferreiro, encantador, alquimista, entre outras. Com o tempo, mais itens e receitas especializados foram adicionados, especialmente para o conteúdo de final de jogo. Isso ficou ainda mais evidente com a introdução dos itens lendários.

As mecânicas de raide também evoluíram ao longo do tempo. No lançamento do jogo, raides como “Núcleo Derretido” e “Covil Asa Negra” eram a norma. Mais tarde, foram introduzidos níveis de dificuldade (Normal, Heróico e Mítico). Além disso, foram adicionados o Localizador de Masmorras e, posteriormente, o Localizador de Raides, facilitando a participação em grupos aleatórios, já que os raides não podem ser completados sozinhos.

Algumas coisas nas missões e quests de WoW também foram ajustadas ao longo do tempo. A maior mudança provavelmente veio com o DLC Warlords of Draenor, quando você passou a poder enviar NPCs em missões para obter recompensas. Esse sistema foi aprimorado em atualizações posteriores, como com a introdução da Ordem e das Missões Mundiais, que deram aos jogadores missões diárias em diferentes zonas, principalmente influenciando o final do jogo.

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Uma das características mais importantes para os jogadores foi introduzida com o primeiro DLC: o voo. Isso permitiu que os jogadores se deslocassem rapidamente por todo o vasto mundo. Com Dragonflight, o voo com dragões foi adicionado, tornando o voo mais dinâmico, com manobras acrobáticas. O mais novo DLC, The War Within, introduziu o Skyriding, que trouxe ainda mais mudanças para as montarias já existentes.

World of Warcraft ao longo do tempo: Melhorias gráficas

A Blizzard tem trabalhado continuamente para manter os gráficos de WoW atualizados de acordo com os padrões modernos. Isso foi especialmente importante para atrair novos jogadores que não estão acostumados com os gráficos antigos.

Quando WoW foi lançado em 2004, o estilo gráfico era estilizado, com um visual cartunesco, o que ajudou o jogo a se destacar de outros MMORPGs. Os requisitos de sistema eram muito baixos, tornando o jogo acessível para quase qualquer pessoa com um PC.

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Já no primeiro DLC, The Burning Crusade, os gráficos receberam uma leve atualização, especialmente com a adição de novos efeitos de feitiços e iluminação ambiental. As novas zonas, como Terralém, também eram visualmente muito mais detalhadas do que o mundo original.

Com Wrath of the Lich King, foram adicionadas sombras dinâmicas, dando mais profundidade aos personagens e ao ambiente, tornando o jogo mais imersivo. Os modelos de NPC também foram atualizados e aprimorados.

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Em 2010, com o DLC Cataclysm, quase todo o mundo foi revisado. Quase todas as zonas antigas receberam uma reformulação, tornando-se mais modernas e visualmente atraentes. As texturas foram melhoradas, as paisagens ganharam novos detalhes, e as animações da água foram retrabalhadas, tornando tudo muito mais realista. Essas atualizações, após 6 anos, elevaram o nível gráfico do jogo.

Em 2014, com o DLC Warlords of Draenor, foram introduzidos modelos de personagens altamente detalhados para todas as raças jogáveis, alcançando os padrões da época. Esses novos modelos tinham animações melhores, rostos e roupas mais detalhados, além de movimentos mais suaves.

Com o DLC Legion, mais detalhes ambientais foram adicionados e aprimorados, como vegetação e paisagens. Graças às novas tecnologias, foi possível integrar efeitos de iluminação ambiente no jogo, tornando-o mais realista. Fontes de luz dinâmicas e texturas de maior resolução também foram incluídas.

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Com Battle for Azeroth, foi introduzido o suporte ao DirectX 12, melhorando o desempenho em hardware moderno. Mais tarde, com Shadowlands, o Ray Tracing foi incluído, permitindo o cálculo em tempo real da luz e das sombras.

20 anos de comunidade e momentos épicos

Os jogos vivem graças à sua comunidade, e WoW tem uma das maiores e mais dedicadas comunidades do mundo dos games. Tudo começou com as guildas no jogo. Além das duas facções principais, há guildas menores onde as pessoas fazem raides juntas ou exploram o vasto mundo. Milhares dessas guildas se formaram ao longo do tempo, criando amizades na vida real. Alguns jogadores até se conheceram em WoW, se casaram no jogo e depois se casaram na vida real — tudo porque se encontraram em WoW. São esses pequenos momentos inesperados que podem mudar tudo e influenciar toda a sua vida.

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Outros grandes momentos acontecem quando novas atualizações são lançadas, e todos competem para conseguir o “World First” Kill de um novo chefe. Esses momentos são acompanhados ao vivo, e a comunidade adora isso. Para as guildas, é um enorme esforço de coordenação.

WoW também deixou sua marca na cultura dos memes. Há milhares de clipes engraçados, alguns mais conhecidos que outros. Um dos mais icônicos é provavelmente o Leeroy Jenkins. Nesse clipe, uma guilda estava discutindo sua estratégia antes de entrar em uma masmorra, mas Leeroy ficou impaciente e correu gritando seu próprio nome como grito de guerra, tornando-se uma lenda. Essa frase é usada desde então e faz parte da história dos games.

Infelizmente, nem todos os momentos de WoW foram felizes. Um dos momentos mais emocionantes foi o funeral no jogo em homenagem a Ezra Chatterton, que faleceu devido a um tumor no cérebro. Nascido em 1996, ele jogava WoW com seu pai. Quando foi diagnosticado com um tumor cerebral em 2007, a Make-a-Wish Foundation o levou para visitar o escritório da Blizzard Entertainment, onde ele pôde criar seu próprio personagem para o jogo. Ele criou o fazendeiro Ahab Casco de Trigo, que está à procura de seu cachorro. Há uma missão no jogo relacionada a isso, e Ezra deu sua própria voz ao personagem. Ele também recebeu a montaria [Ashes of Al’ar], uma fênix, que era seu símbolo (seu nome no jogo era Ephoenix). A Blizzard também dedicou a ele um item: a Balestra do Gladiador Impiedoso da Fênix.

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Em 2005, aconteceu um evento em World of Warcraft conhecido como o Incidente de Sangue Corrompido. Tudo começou com um vírus de uma luta contra um chefe, que acidentalmente se espalhou pelas cidades. Isso causou uma pandemia virtual que levou à morte de milhares de jogadores no jogo. Mais tarde, esse evento foi utilizado por pesquisadores como um modelo para estudar pandemias reais.

Por que a BlizzCon é tão importante para a comunidade de WoW

A BlizzCon é um evento anual da Blizzard onde grandes anúncios são feitos e você pode ter acesso exclusivo a prévias de jogos futuros. Milhares de jogadores se reúnem aqui, e algumas guildas aproveitam para se encontrar pessoalmente. A BlizzCon não é apenas uma convenção—é um lugar onde o mundo virtual e o real se misturam, permitindo que os jogadores se conheçam cara a cara.

Na BlizzCon, também são anunciados os novos DLCs e eventos para World of Warcraft, então todos os jogadores ficam ansiosos para descobrir as novidades. É lá que você encontra todas as informações mais aguardadas sobre novas classes, raças, raids e muito mais.

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Os participantes da BlizzCon, tanto presencialmente quanto digitalmente, podem obter recompensas exclusivas no jogo. Um exemplo clássico é o mascote Murloc dos primeiros anos da BlizzCon ou montarias especiais que são difíceis de encontrar. Isso torna a BlizzCon extremamente importante para os jogadores de World of Warcraft.

Durante o evento, você também pode conversar diretamente com os desenvolvedores. Pode fazer perguntas e dar feedback direto. Às vezes, você até descobre as razões por trás de algumas escolhas de design do jogo, o que costuma faltar em outros eventos.

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Para a cena competitiva de World of Warcraft, a BlizzCon também é relevante. Eventos como o Arena World Championship e o Mythic Dungeon International acontecem lá, reunindo os melhores jogadores do mundo para competirem entre si.

A BlizzCon é central para a comunidade de World of Warcraft porque oferece uma combinação única de novidades, interatividade, competições e um senso de comunidade. Ela fortalece a relação entre desenvolvedores e jogadores, criando um espaço onde a comunidade celebra não só WoW, mas também suas experiências compartilhadas.

Eventos especiais no jogo para o 20º aniversário

O evento do 20º aniversário de World of Warcraft começa em 22 de outubro e vai até 6 de janeiro de 2025. Se você participar das comemorações, poderá ganhar Fichas de Celebração de Bronze. Essas fichas podem ser trocadas por recompensas exclusivas, como conjuntos de armaduras do nível 2 reformulados para todas as classes, incluindo as mais novas, como Monges ou Evocadores. Esses conjuntos são versões modernizadas das armaduras clássicas.

Durante o evento, você também poderá explorar os Calabouços da Caminhada Temporal. Eles permitem que você revisite calabouços clássicos como Minas Mortas, Zul’Farrak, Martelo do Crepúsculo e Stratholme, com saques atualizados, misturando nostalgia com recompensas modernas.

O evento também trará de volta chefes mundiais clássicos ao jogo. Chefes como Lord Kazzak, Azuregos e os Dragões do Pesadelo estarão de volta. Até chefes mais recentes como Sha da Raiva poderão ser enfrentados. Você só precisa estar no mínimo no nível 15 e poderá obter recompensas especiais.

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Na área expandida do evento nas Cavernas do Tempo, haverá muitos minijogos e competições, como concursos de transmog e exposições de montarias. Você poderá tirar fotos, participar de eventos de contação de histórias ou exibir suas montarias. Haverá até uma pista de patinação e passeios de balão!

Durante o evento, você ainda poderá obter mais recompensas exclusivas, como a montaria Coldflame Tempest, mascotes como Lil’Kaz e Lil’Doomy, e itens nostálgicos como o Molten Corgi ou a montaria Core Hound.

O legado de World of Warcraft

O legado de World of Warcraft é enorme. Desde o seu lançamento em 2004, World of Warcraft influenciou e revolucionou o gênero MMORPG, se consolidando como um dos jogos mais influentes de todos os tempos.

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A maior herança de WoW para o mundo dos jogos é provavelmente como ele revolucionou o gênero MMORPG. Muitos jogos se inspiraram nele, adotando cenários e recursos semelhantes. Além disso, World of Warcraft conseguiu tornar o jogo acessível o suficiente para que até jogadores casuais pudessem jogar sem dificuldades.

Mas uma parte importante do legado é também a comunidade. Uma comunidade que apoiou o jogo por anos, com guildas, amizades e muito mais. É a comunidade que mantém um jogo vivo. Um MMORPG sem outros jogadores não seria o mesmo. Nestes 20 anos, os jogadores enfrentaram muitos desafios juntos, e esperamos que muitos mais venham no futuro.

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World of Warcraft também conseguiu se estabelecer na cultura pop. Ele é referenciado em filmes, livros e séries de TV. Um exemplo famoso é o episódio de South Park “Make Love, Not Warcraft”, onde Eric e seus amigos jogam WoW. Em 2016, o filme Warcraft tornou a franquia ainda mais acessível a um público maior.

World of Warcraft também é de grande importância para a Blizzard. Graças à sua enorme base de jogadores e ao modelo de assinatura, a Blizzard tem uma receita constante, permitindo que continue a desenvolver WoW e outros projetos.

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Uma coisa que World of Warcraft conseguiu foi manter uma base forte de jogadores mesmo depois de tantos anos. E isso só é possível graças ao trabalho da Blizzard, que continua a lançar novos conteúdos, mantendo o jogo interessante. E parece que isso continuará por muito tempo. Esperamos que a Blizzard continue alimentando o jogo com novos conteúdos, garantindo que World of Warcraft permaneça uma parte importante do mundo dos jogos.

Resumo e Perspectivas

World of Warcraft definiu novos padrões para os MMORPGs, e ainda não acabou. O jogo continuará—o DLC mais recente, The War Within, acabou de ser lançado e provavelmente não será o último. Então, prepare-se para mais anos de World of Warcraft. Viva aventuras épicas com sua guilda e seus amigos.

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Por Kilian Kilian


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